33980 1

Catarina Furtado foi homenageada no dia 18 de maio de 2023, pelo Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), que reconheceu a sua extraordinária contribuição ao longo de 23 anos de serviço como Embaixadora da Boa Vontade.

Esta cerimónia, adiada pela pandemia, ocorreu durante uma sessão de alto nível daquele Fundo, em Almaty, no Cazaquistão, na presença de mais de 250 representantes do universo das Nações Unidas.

Ao longo de mais de duas décadas, Catarina Furtado tem sido uma defensora incansável da ação daquele Fundo das Nações Unidas na promoção da saúde sexual e reprodutiva e direitos conexos, bem como dos direitos das mulheres e raparigas em todo o mundo. Através da série “Príncipes do nada”, de que é coautora e apresentadora, mas também da ONGD Associação Corações com Coroa, que fundou e a que preside, Catarina Furtado tem reforçado o seu ativismo na defesa dos mais vulneráveis, em Portugal, mas não só.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Lingua, I.P. aplaude este reconhecimento, pelas Nações Unidas, da relevante obra levada a cabo por Catarina Furtado, com quem tem tido a grata oportunidade – e o privilégio – de trabalhar em prol da melhoria das condições das mulheres, raparigas e meninas em diferentes partes do mundo, em particular em vários Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

  • Partilhe