A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), ratificou esta segunda-feira a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa a 5 de maio, tornando oficial a proposta apresentada pelos países lusófonos.

Na proposta aprovada, pode ler-se que "o português é a linguagem de nove estados-membros da UNESCO, que é a língua oficial em três organizações continentais e da Conferência Geral da UNESCO e é falada por mais de 265 milhões de pessoas". Na argumentação para a ratificação da proposta, a UNESCO escreve que "é necessário implementar uma cooperação mais abrangente entre os povos através do multilateralismo, aproximação cultural e diálogo entre civilizações, em linha com o que está estipulado na Constituição" desta organização.

“A projeção internacional da língua portuguesa conhece hoje um novo marco de grande simbolismo”, considerou a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes. “A comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa servirá, acima de tudo, para que conjuguemos ainda com mais convicção o futuro da nossa língua comum”, observou. A governante referiu ainda que o português é cada vez mais uma “língua de comunicação internacional”, onde se trabalha o diálogo entre nações, onde se faz e se acede à ciência e através da qual se estabelecem trocas comerciais e económicas.

  • Partilhe