Mais notíciasNotícias

Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Eng.º António Guterres, no Dia das Nações Unidas

 

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/3IHwLVZDKww?controls=0 para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

O Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural (KAICIID), atualmente com sede em Viena, será transferido para Lisboa.

O Conselho das Partes do KAICIID e o Governo Português acordaram na transferência da sede do Centro de Viena para Lisboa. O Acordo Sede será assinado no próximo dia 29 de outubro, em Lisboa, pelo Secretário Geral do Centro, Faisal Al Muaammar, e pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Foi designada, a partir de 1 de novembro, a Sra. Elham Alshejni, do Iémen, como Secretária Geral Adjunta interina do Centro, de modo a assegurar o processo de relocalização do Centro, bem como a continuidade do respetivo trabalho.

O trabalho do Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural visa o diálogo inter-religioso e intercultural, tendo como escopo promover o diálogo e a compreensão entre as diferentes religiões e culturas, encorajar o respeito pela diversidade e prosseguir a justiça e a paz entre as nações e os povos, assim como combater o uso indevido da religião como justificação para a violência e a perseguição.

O Centro integra um Conselho das Partes constituído por representantes dos Estados membros fundadores (Arábia Saudita, Áustria, Espanha, bem como Santa Sé como fundador-observador) e um Conselho Diretivo composto por representantes de diversas religiões (incluindo Cristianismo, Budismo, Hinduísmo, Islão, Judaísmo, Jainismo e Sikhismo).

Com a transferência da sede do KAICIID, Portugal passará a contar com nove organizações internacionais e verá reforçado o seu perfil internacional numa área – diálogo intercultural e inter-religioso – que é particularmente importante.

Recorde-se que Portugal é sede do Centro Europeu para a Interdependência e Solidariedade Global – Centro Norte/Sul do Conselho da Europa e que o Dr. Jorge Sampaio foi o primeiro Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.

Lisboa, 22 de outubro de 2021

 posts webinar floresta 1 6166fb6315c4c

Seminário temático no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora.

Programa e Inscrições em http://encontrosdiaspora.pt/webinars

Contactos

866 Second Avenue, 9th Floor
New York - NY 10017

+1212 7599444/45/46
portugal@un.int
Twitter 

Mais informação

Secretário-Geral da ONU

António Guterres

António Guterres

 

Ocean conference PT

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

logo cndh

Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental

 

Nações Unidas

UN Logo