Mais notíciasNotícias
- Detalhes
A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, concedeu uma entrevista ao serviço em português da ONU News, no âmbito da sua deslocação a Nova Iorque para participar no International Migration Review Forum (IMRF) do «Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular» (GCM) das Nações Unidas.
- Detalhes
«A terrível invasão da Ucrânia pela Federação Russa é um ato de guerra inaceitável em pleno século 21», disse o Primeiro-Ministro, António Costa, na conferência internacional de doadores para a Ucrânia, organizada pela Polónia e Suécia, em parceria com a União Europeia.
«As consequências desta agressão vão muito além do território ucraniano, com milhões de refugiados a procurar asilo no nosso continente. Portugal não é exceção, o que nos orgulha. Apesar de ser o País mais ocidental da Europa e o mais distante da Ucrânia, já acolhemos 35 mil refugiados. A eles, reafirmamos o nosso empenho em garantir a sua segurança e bem-estar», afirmou António Costa.
O Primeiro- Ministro disse que Portugal está disponível para dar um contributo financeiro de um milhão de euros à resposta humanitária das Nações Unidas, mais 1,1 milhões de euros em assistência humanitária à Ucrânia, num pacote total de 2,1 milhões de euros.
«Portugal apoia a Ucrânia e desejo o maior sucesso para esta iniciativa», afirmou.
A conferência dará início a um conjunto de eventos de apoio à Ucrânia com o objetivo de mobilizar ajuda internacional imediata através da angariação de fundos para satisfazer as crescentes necessidades humanitárias da Ucrânia.
Convocada ao nível de chefes de Estado e de Governo, a reunião contou ainda com a participação de representantes de empresas e instituições financeiras globais.
Fonte: XXIII Governo
- Detalhes
A quarta língua mais usada no mundo é falada atualmente por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, prevendo as estimativas das Nações Unidas que o português, em menos de 30 anos, possa alcançar cerca de 400 milhões de falantes.
Considerando este contexto, o facto de ser já a língua mais falada no hemisfério sul, de ser a língua oficial dos nove países membros da CPLP e em Macau ou de, por exemplo, ser a quinta língua com maior número de utilizadores na internet, faz com que o Dia Mundial da Língua Portuguesa seja celebrado, a 5 de maio, pelos quatro cantos do mundo - após decisão, em novembro de 2019, da 40.ª Assembleia-Geral da UNESCO.
Este Dia é, assim, uma oportunidade para inscrever a língua portuguesa nas diversas agendas globais, sejam elas culturais, académicas, diplomáticas ou até económicas, afirmando-se a sua importância estratégica.
A existência deste Dia “traduz bem o reconhecimento internacional do seu grande valor e potencial, assumindo-se como um dos maiores ativos estratégicos dos países que a partilham”, sublinha o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, na mensagem a partilhar neste Dia.