Mais notíciasNotícias

272760296 934427090610457 7616420946040555650 n

Comemoramos hoje setenta e sete anos desde a libertação do campo de Auschwitz-Birkenau, símbolo do horror e da desumanidade do regime nazi.

Portugal junta-se a todos quantos se manifestam determinados a não esquecer as atrocidades perpetradas, comemorando o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e reiterando que a intolerância, a discriminação, a xenofobia, o racismo, o antissemitismo e o anticiganismo são contrários ao respeito pela dignidade humana e os demais valores fundamentais inscritos na nossa Constituição.

Comemorar esta efeméride significa perpetuar a memória para que nunca mais se repitam as práticas que caracterizaram a barbárie nazi, uma ideologia e um regime que desumanizaram e excluíram parte da Humanidade, legitimando e institucionalizando a crueldade, a tortura e a morte.

Evocamos, sem exceção, todas as suas vítimas: os judeus, os ciganos, os homossexuais, os opositores políticos, os doentes incuráveis, os intelectuais, as pessoas portadoras de deficiência.

Recordamos igualmente os atos de resistência, heroísmo e solidariedade, onde se incluem os exemplos de portugueses que, pela sua coragem e altruísmo, livraram da deportação e morte milhares de vítimas da sanha persecutória nazi: Aristides de Sousa Mendes, Carlos Sampaio Garrido, Alberto Lis-Teixeira Branquinho, José Brito Mendes e Joaquim Carreira, cuja memória está agora perpetuada no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em espaço de homenagem recentemente inaugurado.

Em 2019, Portugal tornou-se membro efetivo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, reforçando o seu compromisso para com a promoção da educação das novas gerações sobre este tenebroso período.

Um ano depois, em 2020, Portugal lançou o Programa Nunca Esquecer, que desenvolveu um amplo conjunto de iniciativas: organizando exposições, seminários e conferências; promovendo materiais e recursos educativos; impulsionando ações de formação e de capacitação; criando um Prémio Autárquico; digitalizando arquivos e testemunhos; e apoiando a produção de conhecimento, de que é exemplo a publicação, pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, de três livros sobre as vítimas e os salvadores portugueses.

Vivemos um momento em que os sinais de antissemitismo são crescentes, juntamente com negação e a distorção do Holocausto. É, por isso, imperativo reiterar o nosso compromisso de manter viva a memória, porque lembrar, recordar, nunca esquecer é contribuir para garantir hoje e sempre os direitos humanos de todos e para todos.

0001

 

No quadro da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas realizar-se-á, no dia 27 de junho de 2022, em Lisboa, o Simpósio de Alto Nível sobre a Água – “construindo pontes entre o ODS 6 e o ODS14”.

A realização deste evento, à margem da Conferência dos Oceanos, constitui uma oportunidade única para reunir em Portugal decisores políticos, peritos e representantes da sociedade civil para um olhar integrado sobre a forma como gerimos o recurso água.

Monitoring & Evaluation Technical Specialist, Maputo, Mozambique, P-4 (UNFPA)

 

1280px UNFPA logo

Closing date: 25 Jan 2022 05:00 PM (America/New York)

 

The purpose of Monitoring and Evaluation (M&E) Technical Advisor is to develop and manage plans, systems and mechanisms to support the M&E-related oversight and accountability functions of the CO and facilitate results-based programme management, integrating UNFPA´s priority Sustainable Development Goals (SDG) indicators, UNFPA Strategic Plan indicators, and other relevant indicators; lead the planning and conduct of select decentralized outcome and project evaluations within the framework of the CO Annual Work Plan; and provide technical support to Implementing Partners in strengthening national monitoring and evaluation capacity in partnership with UNFPA East and South African Regional Office (ESARO), UN agencies and other development agencies in Mozambique.

The M&E Technical Specialist will provide support from the M&E and planning perspective to the implementation of the upcoming Country Programme Document (CPD) (2022-2026) to be submitted to the Executive Board (EB) in February 2022.  S/he will lead the country office efforts to effectively monitor progress and performance of existing and evolving UNFPA supported programmes in the country with the aim of improving sexual reproductive health and rights outcomes for women and young people in Mozambique.

To apply access the link.

Contactos

866 Second Avenue, 9th Floor
New York - NY 10017

+1212 7599444/45/46
portugal@un.int
Twitter 

Mais informação

Secretário-Geral da ONU

António Guterres

António Guterres

 

Ocean conference PT

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

logo cndh

Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental

 

Nações Unidas

UN Logo