Mais notíciasNotícias

Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes – 13 de outubro

dia rrc 13 de outubro shutterstock 1814911268 min

O Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes é uma oportunidade de reconhecer o progresso que está a ser feito no sentido de reduzir o risco de catástrofes e as perdas em vidas, meios de subsistência e saúde.

A edição de 2021 centrar-se-á na "Cooperação internacional para os países em desenvolvimento a fim de reduzir o seu risco de desastre e perdas de desastres". O ano de 2021 promete ser um ano decisivo quando se trata de cumprir a agenda política acordada em 2015. Sem uma ação real sobre o clima nos próximos dez anos, os acontecimentos climáticos extremos serão esmagadores, especialmente para os países em desenvolvimento.

Eventos agendados para assinalar o dia e mais informações disponíveis em:

Join us on 13 October for the IDDRR dedicated events
Learn more about the International Day for Disaster Risk Reduction
Join the campaign and spread the word
Share through your social media channels

EFDRR One year announcment

Portugal vai acolher, entre os dias 24 e 26 de novembro, o Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes. O evento vai decorrer na cidade de Matosinhos e será feito em parceria com a União Europeia, as Nações Unidas, o Conselho da Europa e todos os Países que se queiram associar.

Na conferência de imprensa do lançamento do Fórum, em Lisboa, a Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, referiu que a iniciativa vai focar-se, «sobretudo, na dimensão da prevenção», na qual Portugal tem estado a trabalhar. Neste âmbito, a Secretária de Estado deu como exemplo a aprovação recente da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil mais Preventiva e «que está perfeitamente em linha com os esforços que estão a ser desenvolvidos quer ao nível da UE quer ao nível das Nações Unidas»

Patrícia Gaspar disse também que no encontro, em Matosinhos, será avaliada «a aplicação do Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes» e abordado o tema da Covid-19, onde se tentará «identificar boas práticas, sobretudo, através de uma partilha de experiências dos diferentes Países envolvidos», para além se discutirem novas formas de ação.

A Secretária de Estado afirmou ainda que o objetivo do Fórum é «dar um contributo fundamental para o road map na redução do risco de catástrofe que será apresentado já em 2022 em Bali na Indonésia na próxima reunião global sobre esta matéria».

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/c_Cdt15bDak para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

Contactos

866 Second Avenue, 9th Floor
New York - NY 10017

+1212 7599444/45/46
portugal@un.int
Twitter 

Mais informação

Secretário-Geral da ONU

António Guterres

António Guterres

 

Ocean conference PT

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

logo cndh

Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental

 

Nações Unidas

UN Logo